Comercialização

CONSUMA “MEL DE BARROSO” – DOP

PORQUE É QUE O “MEL DE BARROSO” – DOP É UM EXCELENTE ALIMENTO?

O “Mel de Barroso” – DOP tem a função de “antibiótico natural”.

 

Este alimento contém vitaminas, proteínas, minerais, ácidos, antioxidantes e enzimas, reconhecidos por possuir acção anti-bacteriana, o que lhe faculta as funções de “antibiótico natural”.
A urze é a espécie vegetal predominantemente encontrada na região montanhosa do Barroso, compõe um rico pasto apícola, que possibilita a produção de mel escuro de maior densidade, com sabor característico e forte, portanto classificado como monofloral.

A região do Barroso possui uma longa tradição de alto consumo de mel, de cor escura e sabor forte. O “Mel de Barroso” – DOP comercializado pela CAPOLIB tem uma qualidade inigualável, com características aromáticas e organolépticas incomparáveis, que só são possíveis devido a uma região rural com traços de uma agricultura tradicional que respeita velhos saberes, onde predominam as pastagens e uma fauna silvestre.

O “Mel de Barroso” – DOP é um produto de qualidade bastante apreciado pelos consumidores nacionais e internacionais, num mercado caracterizado pela sua enorme exigência na qualidade, pelo cumprimento de normas, nomeadamente quanto à ausência de resíduos. O “Mel de Barroso” – DOP satisfaz numerosos critérios de qualidade e certificação antes da comercialização que vêm de encontro às exigências dos consumidores na procura de produtos alimentícios de alta qualidade com características bem definidas.

Para garantir e proteger a saúde dos consumidores, o Agrupamento de produtores certifica o “Mel de Barroso” – DOP através da SATIVA (entidade de controlo e certificação de produtos). Esta certificação, transmite confiança aos consumidores, devido ao facto de se reger pelo cumprimento das regras estipuladas no seu caderno de especificações, entre elas, a sanidade, o transporte, a extracção, a decantação, a armazenagem, o embalamento e a rotulagem. Todo o mel comercializado pela CAPOLIB é submetido a um rigoroso processamento de análises laboratoriais, tais como as análises polínicas, físico-químicas e de resíduos (sulfonamidas/tetraciclinas, carbamatos/organofosforados).

O controlo da qualidade do “Mel de Barroso” – DOP, realiza-se para oferecer ao consumidor um produto, que conserva as suas propriedades naturais, que possua características que facilitem a sua utilização e que tenha uma adequada conservação e apresentação. Também todo o nosso processo de produção está assente numa rigorosa selecção de parceiros/fornecedores que comungam connosco a preocupação em manter a Qualidade dos nossos produtos seguindo Boas Práticas Alimentares.

A CAPOLIB compromete-se a cumprir a Segurança Alimentar dos seus produtos, nomeadamente, da “Carne Barrosã” – DOP e do “Mel de Barroso” – DOP tendo implementado o Sistema de Segurança Alimentar (HACCP – Análise de Perigos e de Pontos de Controlo Críticos), pelo cumprimento da legislação em vigor e Código de Boas Práticas do sector.