APMDB DOP
O Agrupamento de Produtores de “Mel de Barroso” – DOP foi reconhecido em Maio de 1995 e está sediado na CAPOLIB – Cooperativa Agrícola de Boticas, C.R.L. Conscientes da importância da diversificação de recursos em zona de montanha consideramos a produção apícola, um excelente recurso como complemento da economia familiar. A nossa unidade de extracção, a Casa do Mel, está tecnologicamente dotada dos meios e equipamentos necessários à obtenção de méis de elevado padrão de qualidade e excelentes características organolépticas, sanitárias e de segurança alimentar.
Neste momento dispomos de um estabelecimento industrial licenciado destinado à extracção, acondicionamento, processamento, embalamento e expedição de mel cujo número de controlo veterinário é [PT NEM 020 CE].
Temos também implementado um Sistema de Segurança Alimentar (fundamentado nos princípios do HACCP- Hazard Analysis and Critical Control Points) e todo o processo de rastreabilidade.
O papel primordial da CAPOLIB, não é apenas o fornecimento de melhores condições de produção, mas também o apoio técnico, necessário a uma maior rentabilização das explorações dos seus associados, aumentando a fixação das populações no meio rural.
A CAPOLIB através do Agrupamento de Produtores de “Mel de Barroso” – DOP, é a instituição credenciada para a comercialização do “Mel de Barroso” – DOP, sendo responsável pela conservação de todas as suas propriedades e características originais, através do cumprimento e controlo das regras estipuladas no seu caderno de especificações, entre elas, a sanidade, o transporte, a extracção, a decantação, a armazenagem, o embalamento e a rotulagem.
Apesar das referências escritas e mesmo orais ao potencial produtivo de mel na região serem remotas, a actividade apícola desempenha um papel importante desde a antiguidade, prova disso é a presença da abelha nos brasões de alguns concelhos, nomeadamente no de Boticas e no de Vila Pouca de Aguiar.